quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sonhando com Cuba!

Eu sempre tive o sonho de conhecer Cuba. Falam tanto sobre aquela ilha, que eu quero ver com meus próprios olhos e tirar minhas próprias conclusões. Aquele sistema me deixa instigada, curiosa e ansiosa. Semana passada fui no aniversário de um tio, e acabei descobrindo que um outro tio também sonha em conhecer a ilha. Acabamos combinando de ir no ano que vem. A maioria dos pacotes turísticos vendidos para Cuba engloba Havana (capital) e Varadero. Varadero é uma praia "turística", onde quase não existem cubanos. Não vou desmerecer toda a beleza do lugar, com suas águas cristalinas e tudo o mais, mas sempre me imaginei em Cuba convivendo com os cubanos. Eu conheço um cubano, o Jorge, que também é formado em História e a gente se corresponde desde 2007. No começo a gente começou a se falar por causa da paixão pela filatelia. Hoje a gente nem troca mais selos, mas se fala frequentemente e troca bastante ideia. Provavelmente ele vai ser nosso "guia" lá em Havana. Eu fiz um "pré-roteiro" de todas as cidades que quero conhecer, que são:

Viñales - Cidade com bastante verde e plantações de tabaco (matéria-prima do famoso "charuto cubano")
Varadero - Praia "turística"
Santa Clara - Uma das primeiras cidades "invadidas" pelas tropas de Che Guevara
Trinidad - Cidade bem típica colonial, toda bonitinha, com montanhas de um lado e o mar do Caribe do outro
Camaguey - Cidade rural, com bastante igrejas, trilhas
Baracoa - Cidade litorânea com muitas florestas tropicais, que fica na província de Guantánamo (onde tem a base militar)
Santiago de Cuba - Segunda maior cidade de Cuba, dizem que é a mais "tipicamente caribenha"

Minha ideia é alugar um carro e fazer todo o percurso desse jeito. Para ir de Havana até Santiago de Cuba (e todas as cidades no meio do caminho) e depois voltar para Havana são mais ou menos 2700 km. É bastante coisa, mas acho que em uns 20 dias dá de fazer. A viagem ainda é uma sementinha, mas já consegue causar bastante emoção. Quem tiver alguma experiência parecida, algum relato, alguma dúvida ou sugestão, por favor, fique à vontade para compartilhar.

Esse é o "roteiro" - O que acham???

2 comentários:

  1. Belo Sonho! Eu já estive em Cuba, porém, numa viagem curta de uma semana e foi suficiente para sentir a magia que paira nos ares de Cuba. Desde o momento que se pisa em terras Cubanas começamos a respirar hitória. Não conheci todos os lugares citados por Você, mas, gostei tanto que também planejo retornar em abril/2013 para explorar um pouco mais. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda viagem á válida, mesmo que seja curta. Nesse caso a gente acaba voltando pra casa com um gostinho de "quero mais", já planejando a volta. É bem assim mesmo, eheheh. Se der certo seu retorno, dá uma passadinha aqui depois para nos deixar algumas dicas. Abraço.

      Excluir