quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Considerações sobre Nova York

Viajei (eu/Biange) para Nova York com meu marido e meus pais em novembro. Ficamos uns 15 dias. A viagem foi maravilhosa. É absurdamente fácil se apaixonar por Nova York. A cidade é cheia de opções, cheia de luzes, de cores e de pessoas de todos os cantos do mundo. Um verdadeiro mix cultural. Eu tinha feito um roteiro todo detalhado para aproveitar ao máximo o tempo que a gente tinha. 

A gente acabou indo em todos os lugares que eu tinha anotado, mas acabou nem dando de seguir o roteiro porque dependendo do clima e da nossa disposição, a gente escolhia os passeios de manhã, antes de sair do apartamento. Ou seja, o roteiro serviu como base, mas não foi seguido à risca. A gente viajou de United Airlines. Eu não sou muito crítica de vôos, mas o vôo foi tranquilo. Na verdade a gente teve um pouco de azar na ida, porque todos os comissários eram extremamente antipáticos. Foi uma coincidência mesmo, porque voltamos com a mesma companhia e os comissários foram bem gente boa. 

O atendimento em Nova York é péssimo. Em todos os lugares....restaurantes, lojas, lanchonetes. Uma vez e outra a gente deu sorte (o atendente do Subway perto de onde a gente tava era muito querido...era de Bangladesh), mas normalmente eles nem olham na tua cara, não dão bom dia, nem boa noite, atendem como se tivessem fazendo um favor, e nem agradecem no final. Mas faz parte da viagem, e da cultura do local, então o jeito é abstrair e seguir em frente. 

Ficamos hospedados em um apartamento em Midtown West, Manhattan. Alugamos através do site airbnb.com. A localização era perfeita, e a experiência foi ótima. Ficamos bem à vontade, fazíamos compras no mercado (tinha um bem na frente do apê) e tomávamos o café da manhã ali mesmo. Algumas vezes chegamos até a jantar no apê, algum tipo de sanduíche e tal. Muito bacana!  

Em NY todo mundo anda de metrô, e olhando para baixo. Normalmente mexendo em algum dispositivo da Apple. Quase todo mundo tem iphone. Chega a ser engraçado. Várias vezes a gente via casais de namorados ou grupos de amigos conversando, cada um olhando para seu celular. Aqui também tem disso, mas lá é direto, é todo mundo. Um treco doentio mesmo. 

A gente levou dólares, mas acabamos fazendo alguns saques por lá. Se seu cartão for PLUS, você consegue sacar em qualquer caixa eletrônico que tenha uma bandeira PLUS (quase todos). A gente fez saque do cartão de crédito, porque a taxa era bem mais baixa do que usar o cartão de crédito na própria loja. Não deixe de se informar sobre isso no seu banco. Vale muito a pena!

Eu amei a água do chuveiro de lá. Não era algo de se notar no banho, mas o meu cabelo ficava muito macio (minha mãe também notou). Não sei se eles não usam tanto cloro (provavelmente deve ser isso) ou sei lá o que, mas se pudesse eu teria trazido alguns litros para cá, eheheh.

A gente foi no Outono. As cores de Outono são demais! O Central Park, que foi o lugar que eu mais gostei, estava muito lindo, com folhas espalhadas e de várias cores. Estava bem frio, mas como em NY é caminhada o dia todo, e os lugares fechados tem sempre calefação, a gente acaba nem sentindo tanto. Chegamos a pegar um dia de neve e tudo...

Eu li muito sobre NY antes de viajar. E acabei lendo vários blogs criticando quem vai a lugares turísticos e quem vai e/ou passa muito tempo na Times Square. Eu acho isso muito besta! Afinal, somos turistas, não somos?? É claro que ninguém quer viajar para ficar vendo só turista. Mas a Times Square é um lugar muito bacana. Quando chegava da noite, era o único lugar movimentado, cheio de gente, cheio de luz e com lojas e restaurantes abertos. A gente foi muitas vezes lá e se divertiu em todas elas! 



2 comentários:

  1. Carlos Augusto M. Mont'Alegre14 de dezembro de 2012 às 12:04

    Cara Biange,as considerações e a descrição I II da viagem à Nova Iorque estão excelentes e bem colocadas para a finalidade do Blog. Sinceramente, meus parabéns pelo trabalho de divulgação. Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Monte! É sempre muito bom ouvir coisas positiva sobre o blog. Essa viagem eu fiz com um bloquinho de anotações na mão, para poder anotar dicas para os futuros viajantes. Abraço!

    ResponderExcluir