segunda-feira, 28 de maio de 2012

Egito - Cairo (1º dia)

Chegamos ao Cairo no dia 10 de janeiro de 2012. O Sherif (nosso guia Egípcio) nos pegou no Aeroporto Internacional do Cairo e nos levou ao Hotel Cataract Pyramids Resort, onde ficaríamos, para fazer o check in. O Hotel era muito bom, mas um dos pontos negativos foi a localização. Ele ficava em Gizé, que é uma cidade que fica do lado do Cairo, e não tinha absolutamente nenhuma conveniência por perto, ou seja, quando chegávamos dos passeios acabávamos ficando pelo hotel e jantávamos ali mesmo. Isso acaba limitando bastante os passeios noturnos, já que optamos por não pegar táxi de noite ou algo assim.

Hotel em Gizé - Egito

No Hotel combinamos um horário para o Sherif e o motorista da van (o nome dele era muito difícil e a gente não vai lembrar) nos pegar para irmos até as Pirâmides. Quando a gente tá chegando perto, o coração já começa a bater mais forte. Elas são gigantes!!! Não é como aquele tipo de monumento que acaba decepcionando por ser menor do que a gente pensa. Com as Pirâmides acontece justamente o contrário. Você imagina um tamanho e elas são maiores, muito maiores! O problema é que a cidade está chegando cada vez mais perto das Pirâmides. Inclusive dá de ver o topo ora de uma ora de outra, ao andar pela cidade, dependendo de onde você está. No complexo das Pirâmides existe uma infinidade de vendedores ambulantes vendendo tudo que é tipo de souvenir, seja cartão postal, pirâmides em miniatura, imitações de papiro ... Eles te seguem até que se convençam (depois de uns mil "NO") que você não pretende comprar. E tem outra! No Egito é muito comum a pechincha (quase nada tem preço fixo - isso é muito comum nos países Árabes).  Eu lembro que comprei 10 Cartões Postais por 1 dólar de um menininho. Lá pelo final da visita, ele ofereceu 20 Cartões Postais por 1 dólar para o meu cunhado. Dá para imaginar?

Família reunida com as Pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ao fundo
Diferentemente das Pirâmides, o tamanho da Esfinge não impressiona. Eu posso estar sendo super injusta com a pobre da Esfinge, coitada. Mas depois de ver a imponência das Pirâmides, a Esfinge acaba sendo até meio sem graça.
Biange e a Esfinge

Como eu já comentei antes, pegamos um frio danado em janeiro. No sol até era confortável, mas na sombra, quase congelamos com aquela ventania danada no meio do Complexo. A gente não chegou a entrar na Pirâmide de Quéops (que permite a visitação interna, mediante a compra de um ingresso vendido à parte), mas passamos uma boa parte da tarde admirando as três Pirâmides, que são as únicas sobreviventes das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Depois desse passeio fomos para o Hotel , para poder descansar e jantar. O cardápio do Restaurante (assim como em todos os lugares onde a gente comeu) era em Árabe e Inglês, o que facilitava bastante. Imagina se a gente tivesse que escolher a janta em um menu exclusivamente Árabe?

8 comentários:

  1. Parabéns Filhotas pelo Blog!!! Vocês são nosso orgulho!!! e... que tenham muitas viagens maravilhosas no futuro... Bjo grande! Amamos vocês!!!
    Pai / mãe

    ResponderExcluir
  2. Olá, irei ao Egito em fevereiro 2013. obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  3. Você vai adorar!!! Se quiser mais alguma dica, é só entrar em contato no bika.thi@gmail.com ou mitilans@gmail.com

    E boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  4. Vou em fevereiro tb! Vc indicaria ficar em gize ou na cidade do Cairo???? Estou com essa duvida!

    ResponderExcluir
  5. Wander, a gente ficou em Gizé, e nosso guia nos pegou para os passeios todos os dias. O único incoveniente era de noite, porque não tinha movimento, nem lugar para comer e passear, então acabamos jantando no próprio hotel. Se você tiver oportunidade de ficar em Cairo, acho que é mais vantajoso. Tem lugar bem movimentado (principalmente na margem do Nilo), onde os passeios noturnos são bem apropriados.

    Grande abraço e Boa Viagem!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas dicas, você poderia me dizer se o seu guia é o Sherif El-Naggar, pelo que sei um guia que fala português perfeitamente, caso sim você poderia me passar algum contato dele ou agência ?

    ResponderExcluir
  7. André, O nosso guia foi mesmo o Sherif El-Naggar. Pode pegar ele que foi maravilhoso! Super atencioso! O email dele é: aburegila2002@yahoo.com. Se tiveres facebook pode procurar por ele com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  8. OlA a todos. Adorei o seu blog e o jeito que você escreve com muito detalhe!!!
    e muito bom ver amigos brasileiros escrevendo sobre egito bastante detalhes ,tambem acho para conocer egito de verdade precisa de ver e conocer atraves de falar com as pessoas andar pelo as ruas ,eu sou egípcio ,faz 10 anos trabalhando com brasileiros como guia TAMBEM EU SOU egiptologo, no caso de precisar de ajuda ,não fique com dúvida escrever para mim e ter contato comigo meu e-mil e
    egipto_1000@hotmail.com

    bastante dicas sobre mim como guia voce acha nesse site

    http://viagemfantastica.com/dica-de-guia-turistico-no-egito/

    Abraço,

    ResponderExcluir