quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Motivos pelos quais você deve visitar Cuba

- Estradas: Uma das coisas que mais nos impressionou em Cuba foi a condição das estradas. A gente alugou carro por 12 dias e chegou e pegar autopista com 2 e 3 pistas de cada lado. E era estrada boa, sem buracos, às vezes parecia um tapete... 

- Inexistência de filas: Sabe aquela imagem de caos urbano de carros, estilo São Paulo? Esquece! A gente ficou 17 dias em Cuba e não pegou filas nem nas estradas, nem dentro da cidade. 

- Carros antigos: Tem bastante carro inteiro. Alguns cubanos conseguem importar peças para manutenção, e a maioria dos carros roda com motor a Diesel, que é subsidiado pelo governo para que os carros continuem andando pelo país. Tem bastante Ford, Chevrolet ... tudo da década de 50! E muitos deles são táxi, de modo que você pode andar neles facilmente (e ainda pode optar por um modelo conversível). 

- Segurança: O país passa muita segurança, principalmente se você é turista. Lá você não encontra pedintes, mendigos, nem drogados pelas ruas. O máximo que você vai encontrar (no centro de Havana, por exemplo) é um chato querendo vender charutos ou rum (compre sempre em lojas) ou querendo arrumar uma casa para você se hospedar. Se não tiver afim, diga não e continue o passeio, sem problemas.

- Língua: Como eles falam espanhol, a gente acaba entendendo. É claro que, quando eles resolvem falar rápido, não dá de entender nada, mas ainda assim, a comunicação é muito fácil.

- Povo: Em geral, eles são muito simpáticos e atenciosos. A gente falou com muita gente e percebeu que cubano adora conversar. Eles ficavam especialmente felizes quando descobriam que a gente era do Brasil. Lá passa novela brasileira  e eles adoram (quando a gente foi, em junho de 2013, estava passando Terra Nostra e Passione). Além disso, eles eram muito prestativos quando a gente pedia informação. 

- Música e dança: Prepare-se para ouvir muita salsa e reggaeton. E se tiver oportunidade, vá em alguma festa ou bar dançante. Os cubanos dançam muito bem. A gente foi em algumas festas e ficou impressionado com o gingado daquele povo.

- Arquitetura: Lá tem muito "casarão" conservado. Um mais lindo que o outro. Tem bastante casa sem manutenção também, já que o bloqueio econômico dificiltou a aquisição de materiais de construção. Mas tem muito prédio colonial bonito, além de atrações turísticas como o Capitólio, o Teatro Nacional e a Catedral da Imaculada Conceição.


E agora, você pode conferir as postagens da minha viagem pela ilha:

Nenhum comentário:

Postar um comentário