quinta-feira, 31 de maio de 2012

Egito - Cairo (3º dia)

No último dia de Cairo (snif) fomos para o centro da cidade. Começamos pelo Museu do Cairo, que fica na frente da praça Tahir (onde aconteceram as revoltas políticas em 2011). O Museu contém milhares de relíquias do Egito Antigo, como sarcófagos, estátuas, colunas e artefatos. Lá não é possível entrar com máquinas fotográficas, então fotos, somente na parte externa do Museu. Lá fora eles tem um guarda-volumes (pago) onde a gente pode deixar a máquina. A gente visitou o Museu com nosso guia Sherif e ele foi explicando as peças mais importantes do lugar. Ficamos umas 3 horas lá dentro. O Museu é muito grande, mas dá um pouco de dó ver tão pouca estrutura abrigando peças que chegam a ter 3, 4 mil anos! A parte que todo mundo mais gostou foi a salinha com os objetos referentes ao Rei Tutankamon, como seu sarcófago e sua máscara mortuária, feita com 11 quilos de ouro maciço. A sala de múmias tem um ingresso pago à parte, mas mesmo assim a gente entrou lá. É uma sala meio mal organizada, onde as (12 ou 13) múmias ficam deitadas e protegidas com vidros. A múmia mais conhecida é a do Ramsés II. Elas são super bem conservadas, dá de ver até a unha do pé! Emocionante ...
Mítila na frente do Museu do Cairo
Depois a gente foi almoçar bem perto do Bazar Khan El Kalili. O Sherif nos indicou o GAD, que é uma espécie de rede de fast food árabe (que depois a gente acabou encontrando também no centro de Hurghada). Comemos sanduíches e tomamos refrigerante 7 Up. Eles fizeram os sanduíches com as mãos (sem luvas), o que lá é bastante comum, mas a gente estranha pra caramba. Eu (Biange) fui a única que gostei do lanche. Não sei se a carne do sanduíche deles tava ruim, mas como eu não como carne, optei por um sanduíche de falafel, que eu achei maravilhoso (falafel = bolinho de grão de bico).
Nosso almoço, no GAD

Nosso papi admirando o carneiro assado
Chegamos ao Bazar Khan El Kalili bem na hora da oração do meio-dia (os muçulmanos rezam, em geral, cinco vezes por dia, mas a reza do meio-dia é a que mais agrega os fiéis nas mesquitas). Tinha uma mesquita bem do lado do bazar, e ela estava cheia, além de vários homens na rua (as mulheres rezam em um lugar separado na mesquita), todos virados para Meca (cidade sagrada dos Muçulmanos). Inclusive os vendedores das lojas do bazar, que nesse momento de oração, estenderam seus tapetes e participaram da reza (acompanhando pelo som dos alto falantes). Ficamos andando por ali, aguardando o final do sermão. Quando acabou, começamos a passear pelas lojas. O bazar tem mais de mil anos e é composto de ruelas com várias lojinhas cheias de souvenirs, roupas, temperos e outros. Os vendedores são muito insistentes e querem vender a qualquer custo. O primeiro preço é quase sempre o dobro ou o triplo do valor real. Eu quis comprar três lenços de pescoço e fiquei quase meia hora tentando negociar. Foi até engraçado. Ele deu o “preço final” e eu tentava sair da loja porque não tava satisfeita com o valor, mas ele me puxava e falava “com back mai freind”. No final de tudo ele aceitou vender pelo preço que eu queria pagar. Outra coisa engraçada é que a gente passa e eles ficam tentando adivinhar a nacionalidade. No nosso caso (todo mundo bem branquelo, exceto meu marido – Thiago) eles saíam chutando os países da Europa – Espanhol? Italian? French? Inclusive, a gente riu a viagem toda sobre os Egípcios acharem que o Thiago era Egípcio. Tentavam falar Árabe com ele e tudo, muito engraçado!!!

Homens rezando
Reza na Mesquita, ao lado do Bazar Khan el Kalili
Pessoal no Bazar
Bazar Khan el Kalili
Centro de Cairo, em um dia de folga
Por fim, fomos na Mesquita de Mohammed Ali, localizada na Cidadela de Saladin (construída no século 12, no centro de Cairo). A mesquita é uma das mais lindas que a gente viu (o Egito é cheio de mesquitas). Ela funciona mais como uma atração turística. Quase não são realizados sermões lá. E do jardim, a gente tem uma vista panorâmica da cidade de Cairo. Pra entrar no interior da cúpula central, a gente teve que tirar os sapatos. Quando a gente tava lá dentro, a gente encheu o Sherif (nosso guia) de perguntas sobre mulher e religião (ele é muçulmano). Daí uma hora ele deu uma saidinha (ele sempre dava umas saidinhas, ou pra rezar, ou pra fumar cigarro). E então, em uns 5 minutos, ele volta com três livrinhos (em Português!!!) de presente pra gente sobre o Islã e sobre a Mulher Muçulmana (até hoje a gente não sabe como ele conseguiu tão rápido aqueles livrinhos, mas amamos o presente!).

Mesquita de Mohammed Ali
Pessoal na entrada da Cidadela
Biange no centro do interior da Mesquita
Biange e Mítila com o guia Sherif e os 3 livros que ganhamos de presente
Vista da cidade de Cairo
De noite fomos jantar em um cruzeiro pelo rio Nilo, com direito à dança do ventre e música Árabe. Foi lindo!!!
Na entrada do Passeio noturno pelo Nilo
Saladinha do Buffet
Janta do pessoal
Prato vegetariano
Banda de músicos Árabes e dançarina Ucraniana (linda!)

2 comentários:

  1. Boa noite. Esse guia que vcs contrataram é o sherif el-naggar? pq estou entrando em contato com ele e queria saber se é confiavel, como vcs entraram em contato, etc.

    ResponderExcluir
  2. Daniela, o Sherif Em-Naggar foi ótimo e é super confiável. Consegui o contato dele em um outro blog e deu super certo. O e-mail dele é aburegila2002@yahoo.com e o perfil dele no face é o link abaixo:

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100000730635593&fref=ts


    Bjinho!!!

    ResponderExcluir